O fim da Zect?!

Por: Equipe NewZect

Bom, galera.  É difícil começar este e-mail, mas vamos lá

Eu fiquei conhecido como Guyferd, outrora o admin geral do Grupo Tokufriends, que compõe vários projetos, dentro eles, a NewZect. Não sou mais o admin, nem mesmo estou presente como tanto o fiz em anos, mas como sou o responsável direto pelos registros de domínios e servidor, pedi espaço aqui para escrever este informe.

É sabido que o site NewZect cresceu. A tal ponto que deixou Tokufriends e outros pra trás, e hoje é o site de tokusatsu de maior tráfego do Brasil. Possui um dos maiores tráfegos do planeta (dados do ranking Alexa).

Porém todo crescimento de um “fansub” apresenta um preço. No caso, nesta semana recebemos um e-mail direto da Toei Company.

Isso mesmo, a produtora que a maioria de nós gosta/segue/conhece/odeia, notou que existimos oficialmente.

Existe um componente de orgulho aqui na equipe por isso. Poxa, trabalhamos divulgando material desses caras há tempos, e receber um e-mail deles não deixa de nos encher de satisfação. Não somos “qualquer site”, somos o site/projeto que chamou a atenção deles pelo crescimento!

Neste e-mail (que vocês podem ler na íntegra clicando na imagem acima – tomamos a liberdade de excluir o contato de e-mail por boas práticas internacionais de privacidade) eles nos pedem com todo o respeito para, praticamente, encerrarmos nossas atividades com materiais Kamen Rider e Sentai.

Não é uma notificação extrajudicial, não é uma ameaça. É um e-mail respeitoso dos donos dos direitos autorais. Ponto.

Nós tínhamos achado estranho que outros projetos recentemente receberam a já famosa notificação extrajudicial da Sato Company. Em contato com um deles, dava pra imaginar o que pensavam, ainda que não tenham expressado isso: “pô, só nós recebemos, e vocês que estão há muito mais tempo não? Estranho, não é?!”

Dentre os administradores de sites já há sempre uma desconfiança mútua porque a traição de sites contra sites ameaçou inúmeros projetos ao longo de anos.

Mas nem nós tínhamos entendido por que “nós” não tínhamos recebido algo da Sato ou de qualquer um. Nelson Sato em questão não precisaria enviar nada, ele sabe quem sou, tem meu telefone, Facebook, e-mail, nome real. Bastaria conversar. Após uma declaração dele a respeito de os fansubs serem um “mal necessário”, até imaginamos que ele gosta desse trabalho, ainda que não possa admitir.

Porém a Toei não gosta. Então fazemos agora parte do seleto grupo de projetos que a Toei pede que encerre as atividades.

É um processo, ameaça, macumba ou qualquer coisa que o valha? NÃO.

Mas não devemos desconsiderar que num processo, este que vos escreve o texto não tem condições de arcar com o custo internacional em milhares ou milhões de Dólares.

A Toei não sabe que não “lucramos” com isso. Não sabe que nosso material é só para o Brasil via hardsub. Não tem como saber o que a produtora pensa.

Tampouco há como dizer “oi Toei, releva a gente. Fazemos por amor”. lol

O que faremos ainda não sabemos. Por ora, neste momento, tudo segue
igual. Lançamentos e tudo o mais. Enquanto botamos os pensamentos em
ordem. Se gostam de algo Rider e Sentai, baixem e guardem, no caso do site ser derrubado.

Não sei se é o fim dos trabalhos Rider e Sentai ainda. Óbvio que vocês serão avisados caso aconteça. Mas estamos estudando opções para que a galera que toca o barco adiante hoje não precise parar, e nem vocês que acessam precisem parar de assistir o que tanto gostam.

Avisaremos novidades sempre nas redes sociais, sejam elas Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter, Discord. Caso não sigam algum destes canais, procurem seguir para poderem se inteirar de novidades emergenciais, ok?

 

*Agradecemos a consultoria que vários amigos já nos deram neste momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*